Rock N’ Roll: Sobrevivendo ao teste do tempo.




Já faz mais de sessenta anos que foi gravada a canção “Johnny B. Good” do compositor Chuck Berry, considerada por muitos como o pontapé inicial do que seria o gênero mais popular da terra o Rock N’ Roll. Canção esta que embarcou junto com a “Quinta Sinfonia de Beethoven” na sonda espacial “Voyager 1”. Esta sonda foi lançada em 1977 aos confins do universo com amostras da música produzida no nosso planeta para possíveis extraterrestres! Vamos realizar um recapitula do que seguiu-se após esse marcante acontecimento. 

Marty MacFly, protagonista do filme de ficção científica  ”Back to The Future” (1985). No filme, ele viaja em uma maquina do tempo do ano de 1985 até o ano de 1955 e ”inventa”  o Rock N’ Roll tocando a clássica ”Jhonny B. Good”(Chuck Berry)  em um baile da escola, substituindo o guitarrista chamado Marvin Berry que havia machucado a mão. Marvin fica impressionado com o ritmo e faz um telefonema para o seu primo, que é nada mais nada menos que  o próprio Chuck Berry, dizendo: ”Era isso que você estava procurando!!” Dando assim a inspiração para Berry compor a própria Johnny B. Good naquele ano. Nota 10 para os roteiristas!

50’s – A mais entusiasmada de todas, aqui surgiu, o pensamento pós guerra, a rebeldia clássica. Surge um ritmo novo derivado do blues e da musica country gerando um ritmo dançante e pegajoso : o Rock n’ Roll. Que o negros inventaram e Elvis Presley ajudou a popularizar.

Todo amante do rock n’ roll e do filme ”De volta para o futuro” (Back to the Future) já teve vontade de roubar a maquina do  tempo do Doc. Brown, e voltar pra essa época magnífica. Um dos principais precursores do ritmo foi Chuck Berry, que compôs a clássica canção “Johnny B. Good”.

b241c-elvispresleypicture
Elvis Presley

60’s – Reza a lenda que John Lennon viu Elvis Presley cantando e se perguntou: – Rua que o partiu! Porque eu não nasci Elvis? Ai uma mulher disse: Porque o destino estava reservando para você ser John Lennon! Dai então ele encontrou Paul MacCartney, ficou surpreso como o garoto bem mais novo era tão habilidoso com o violão e fundaram uma banda “The Quaryman”, que depois juntou George Harrison e o baterista Pete Best.

76e16-0004
Da esquerda pra direita: George Harrison (14 anos), John Lennon (18 anos) ,  Paul MacCartney(16 anos), essa foto é de 1958 esse cara ai bebendo café com coca-cola ninguém sabe de onde veio.
Nessa época eles eram parecidos com os outros ‘Rock N’ rollers’ os outros caras da década de 50, topete  característico e tudo, dai outra garota veio e PA! (sempre uma mulher muda a historia inacreditável…) Uma garota veio deu a ideia, porque vocês não deixam o cabelo crescer e depois usam uma tigela ou pinico pra aparar as pontas? e de repente a maioria das bandas dos anos 60 usaram o cabelo assim. Depois mudaram de baterista (colocaram Ringo Starr) e de nome. Fundaram a maior banda de todos os tempos: The Beatles.
 Antes de você contestar isso vou tentar explicar…
 Eles mataram o rock n’ roll? E criaram o yeah yeah yeah? Foram os primeiros a usar essa expressão no rock (yeah). Não da para citar aqui nem 10% da contribuição que essa banda trouxe a musica não só ao rock. Só os beatlemaníacos sabem aproximadamente.
The Rolling Stones, outra banda que surgiu na década de sessenta e foi ganhando espaço com a invasão britânica. Tão importante quanto The Beatles.
The Rolling Stones, outra banda que surgiu na década de sessenta e foi ganhando espaço com a invasão britânica. Tão importante quanto The Beatles.

Você escuta aquelas musicas simples e singelas do inicio da carreira da banda e critica. Existe aqueles que dizem que só gostam da segunda metade da carreira dos beatles, “entendível”. Mas você que gosta de hard rock, ou heavy metal, ou nu-metal ou grunge e por ai vai, que tentasse fazer qualquer coisa parecida com o que você gosta hoje na década de 60.

Bom nessa época o rock n’ roll começava a dar seus primeiros passos, se os músicos dessa época tivessem a tecnologia que temos agora nem consigo imaginar o que sairia, os beatles só começaram a fazer sessões multi pista quando já não se entendiam juntos no final da banda, antes era tudo gravado de uma vez, como um show, nada de efeitos na voz ou nas guitarras pra deixar bonito, no máximo uma orquestra ao fundo.

Desafinou? azar, ou grava de novo ou deixa assim. Um roqueiro que não goste ou respeite o trabalho dessa banda apenas precisa ouvir com atenção, se sentir na década de 60 quando nada mais existia alem da criatividade dos músicos, eles inventaram muita coisa do que vemos hoje, se gostam de uma banda atual gostamos de The Beatles, Eles foram boa parte da inspiração da musica como a conhecemos.

–  Pois bem, sem essa banda não existiria nada do que você conheceu sobre o que continuaram chamando de rock nos anos seguintes. Influenciaram até quem não era roqueiro e sempre saiam coisas tão geniais como tal.
 Ai você diria…
– Sem os beatles seria muito melhor! Porque as gerações iriam se inspirar no rock n’ roll puro dos anos 50.
Errado.
O rock n’ roll estava perdendo força, em 1958 em diante mais ou menos, Buddy Holly e mais dois no mesmo voo morreram. Esse dia foi conhecido como o dia que o rock morreu. O rock estava isolado com pouquíssimos nomes restantes, que sobreviviam.
Como sabemos existem estilos que vem e vão. Mas o rock conseguiu sobreviver, mas só conseguiu por que foi subdivido.
O rock estava perdendo popularidade, sem os beatles a banda que estaria no auge absoluto na década de 60 seria os Beach Boys, o líder dos Beach Boys desistiu de competir com Paul MacCartney quando os Beatles lançaram o álbum SgtPepper’s Lonely Hearts Club Band(<–veja o link).
1f1a2-274-001the-beatles-posters
John, Paul, Ringo e George. Final da década de 60, cabelos compridos,som psicodélico mais uma inovação.
”A competição terminou quando Brian ouviu Sgt. Pepper’s. O beach boy viu que não tinha como superar MacCartney e não concluiu seu álbum Smile, superesperado na época. Sem beatles, o disco sairia, Brian viraria um deus, e teríamos o Oasis regravando Surfin’ in USA.” (trecho da revista super-interessante)
Sem os beatles, nem os próprios Beach Boys seriam tão populares, por que foi a disputa com Paul que fez o lider Brian Wilson lançar o segundo álbum mais influente da musica o ”Pet Sounds”.
Pois bem sem beatles, sem beach boys, o que aconteceria com os anos 70? Musica eletrônica e só. Veja outro trecho de uma reportagem da revista abril:

“Sgt. Pepper’s e companhia abriram os ouvidos da indústria fonográfica para aquilo que viria a ser o rock progressivo nos anos 70 – Pink Floyd já existia nos 60, mas, sem Paul (MacCartney) promovendo a música experimental, não teria virado o que virou. O que entraria no lugar do progressivo? Talvez a música eletrônica, que de fato começou em 1970, com o Kraftwerk”.

Psicodelia? Nada. Ela só ficou famosa com a revolução iniciada com o disco Rubber Soul, Revolver e Sgt. Peppers sendo esse ultimo o grande auge. O Sgt. Peppers sim é o álbum mais influente da musica.
d0013-pink-floyd-1967
Pink Floyd – 1967




Pois bem o rock n’ roll teria morrido nos anos 50 sem o yeah yeah yeah que o deu fôlego pra sobreviver. Só que agora o Rock n’ Roll passou a ser conhecido apenas como ROCK.
Quando falo Beatles que foi a principal banda da invasão britânica na America, não esqueça de The Who, The Doors,The Kinks, The Yardbirds,Creedence Clearwater Revival, etc.
Os sessentistas nos prepararam a década de ouro seguinte:
70’s – O auge supremo da musica nesses anos foi essa o final da década de 60 com a primeira metade da década de 70. Quer um motivo? Led Zeppelin. Quer dois motivos? Black Sabbath. Três? Incontáveis motivos?AC/DC, Deep Purple, KISS, Scorpions, Nazareth,Judas Priest, Pink Floyd, etc…
 O mais legal dessa época é ver o emaranhado de arranjos incríveis, da simplicidade que era o rock n’ roll ele se tonar uma orquestra sinfônica super trabalhada com solos incríveis e um show de virtuosismo e técnica.
Na década de 70 surgiu uma banda de caras pintadas que fez um grande estardalhaço no meio musical o KISS. Inaugurando o cunho teatral nos shows e forte merchandising.

No fim da década surgiu novas vertentes como o punk com o Sex Pistols e Ramones.

 

Robert Plant e Jimmy Page (Led Zeppelin)
Robert Plant e Jimmy Page (Led Zeppelin)
80’s – A década de 80 continuou com grandes nomes do punk, do glam e o Hard Rock com força total! Mas o heavy metal veio com força total junto com a banda que abriu a década.

Os ingleses do Iron Maiden. As musicas continuavam bem trabalhadas mas à exemplo Ramones o bom mesmo é a simplicidade do começo. Também é legal. Essa decada também marcou pela aparição de gigantes do Trash Metal como Metallica,Megadeth,Slayer e Anthrax.

6d871-maiden82
Iron Maiden

Ver um fã conseguir reproduzir aquele riff pegajoso… Musica que voce ouve e aprende em casa com seu violão. O AC/DC sempre tinha um riff pegajoso e fácil de tocar. Nessa época o AC/DC lançou o álbum mais vendido Back in Black.

 

No final da década parecia que essa simplicidade queria voltar.
A ultima banda da década que sobreviveu a degeneração do Hard Rock com as bandas farofas que surgiam foi o fenômeno Guns N’ Roses.
dd4ff-gunsnroses
Guns N’ Roses
Como eu sempre digo cada década com seu estilo marcante. E no fim da década… BUUMM!!! Explode uma bomba numa cidadezinha chamada Seattle nos EUA. E começam a voar  gênios pelo mundo.
90’s – Calças jeans rasgadas, camisas de flanela. Surge o movimento Grunge. Aquela cidadezinha produziu megalomaníacos da musica como Kurt Cobain(Nirvana), Eddie Vedder(Pearl Jam) e bandas como o Soundgarden e Alice in Chains.
Pronto, parecia que só existia grunge, pingava uma ou duas bandas de estilos diferentes Punks ainda sobreviviam pós Ramones  e Bandas chamadas Alternativas (não fediam nem cheiravam) R.E.M. , Smashing Pumpikins que por sinal são muito boas. Depois do grunge apareceu uma vertente chamada Britpop que reunia bandas como Oasis, Blur e The Verve. Que resgatava algo dos anos 60, mas com outra roupagem.
 
f798d-nirv
Nirvana
00’s – No começo da década ainda se falava em grunge, um grunge pop, pra ficar mais bonito trocaram o ”pop” por ”post”. Post Grunge. Dai  percebemos que a criatividade ta acabando. Post Grunge??
Grunge póstumo deveríamos dizer? grunge piorado? aaah criem outro estilo pra vocês! Brincadeira. Bandas com letras boas e musicalidade Ok como Creed, Nickelback, etc…




Mas algo novo ainda estava surgindo uma banda inédita em todos os sentidos que me deu muita alegria e me fez acreditar que pedras ainda iam rolar: System of a down.

7c176-system-of-a-down-4
System of a down
Mais tarde outra banda de grande relevância foi o The White Stripes, o vocalista Jack White é conhecido por muitos como o cara que mais uma vez salvou o rock.
Bandas como S.O.A.D e White Stripes começaram a poluir nossa cabeça com um barulho estupendo que nos lembra os anos 50 e 60 juntos numa roupagem totalmente nova.
E dentre essas inovações musicais surgiu mais um estilo misturando um rock cru com uma pitada de eletrônica que foi batizado de Indie Rock, que vem permeando o fim da década e parece ser promissora na próxima.
Velhas caras também trazem boa surpresas musicais como o sobreviventes da década de 90 que estão de volta com força total com seus novos projetos como o Audioslave supergrupo formado pelo ex-vocalista do Soundgarden (Chris Cornell) e membros do Rage Against the Machine. E o eterno vocalista do Nirvana que estourou com sua nova banda Foo Fighters.
A própria dupla The White Stripes foi classificada como indie rock, só que na verdade é rock de garagem, nada a ver. Bandas como Arctic Monkeys também foram chamadas de indie, mas eu chamo elas ao contrario do britpop dos anos 90 eu chamaria elas de britrock! Outras bandas do estilo novo são The Strokes, Kings of Leon,The Black Keys etc…
A partir dai, o plano da musica pop,eletrônica, e rap de dominar o mundo finalmente estava dando certo, ja não se falava mais de rock n’ roll de verdade só pop, pop e mais pop. Até grandes festivais do rock mundial agregaram nomes da musica pop, assim a imagem do rock esta sendo distorcida e as crianças de hoje realmente não sabem o que é rock.
Amy decepcionada com o rumo que a musica tomou...
Amy decepcionada com o rumo que a musica tomou…
  • Depois dai as coisas boas contamos nos dedos… mas ainda podemos ver coisas boas por ai se mergulharmos no underground.
  • Enquanto os clássicos já morreram, metade em 1980. Ou estão morrendo…
  • Os sobreviventes só querem saber de tirar ferias, ta eles merecem.
  • P(…) e agora? O Rock N’ Roll esta morrendo com 60 e tantos anos…??
Mas se depender do Iron Maiden só vai morrer com seiscentos e sessenta e seis!! Up The Irons o/
ATENÇÃO!!: Essa matéria  faz parte de uma seção de humor mesmo sendo baseada em eventos reais  possui vários trechos da opinião do autor e alguns temas estão fora de contexto.