Baladas do Rock: São elas os maiores êxitos comerciais?








Baladas do rock…  Aquelas batidas que congelam corações e os despedaçam com solos agudos de guitarra.

As canções lentas sempre existiram, podemos dizer que elas são a maioria e disputam a popularidade meio a meio com todos os outros tipos de canções pesadas ou dançantes. Uma banda pode fazer relativo sucesso com suas musicas pesadas, mas quando  bandas de rock lançam algumas “baladas” de qualidade, elas tornam-se um divisor de águas em suas carreiras.

Por que isso ocorre?

Essas baladas atingem um publico imensamente maior. Até aqueles que não apreciam o Rock N’ Roll puramente falando.

Essas musicas muitas vezes assumem o papel de portas de entrada para futuros fãs de musica pesada. Estes, que ainda não são familiarizados com o rock, sentem um maior conforto inicial e começam apreciar aos poucos as outras musicas das bandas e percebem também o lado B que as rádios não gostam de divulgar.

Mas por que os maiores êxitos comerciais são as baladas?

Por que elas são ouvidas em diversas situações como: um momento triste, uma celebração amorosa, ou para relaxar depois de um dia estressante. Elas acabam sendo usadas como uma espécie de calmante naquele momento em que se fecham os olhos na cama para pensar ou apenas para se emocionar.

Diferente das musicas animadas que tem um único foco, a disposição da pessoa para remexer o esqueleto, ou a revolta no caso de algumas musicas extremas e pesadas de protesto.

Assim a balada acaba assumindo uma gama muito maior de possibilidades, por que todo mundo uma vez ou outra se apaixona e aquela musica se torna um embalo de toda uma historia.

Sim! Headbanger  também ama. E não há coisa melhor do que inspirar-se e amar com solos incríveis, distorção e vocais rasgados do Rock N’ Roll. Veja o clássico exemplo da banda norte-americana Aerosmith com a música “Crazy”:

Então você é daqueles que colocam para tocar Metallica no auto falante e  ouve Bee Gees só no fone de ouvido? Curta a matéria e comente!