2016 foi um ano de muitas perdas na música e no cinema.

O ano de 2016 foi amargo para os fãs de música e cinema. Bowie, Prince, Carrie Fisher e Alan Rickman são alguns dos nomes que deixaram saudades este ano.



“No finalzinho do ano de 2015 tivemos duas notícias trágicas no mundo da música com a morte prematura do vocalista Scott Weiland (Stone Temple Pilots/Velvet Revolver) e a perda do saudoso baixista e vocalista do Motörhead, Lemmy Kilmister. Mas era só a pré-estreia de um ano que traria ainda mais tristeza aos fãs.  O ano de 2016 foi um golpe ainda pior!”

DAVID BOWIE

Nem havíamos nos recuperado das más notícias de dezembro quando nos surpreendemos com a perda de mais um importante nome da música. David Bowie faleceu no dia 10 de janeiro vítima de câncer. Dois dias antes de sua morte, o camaleão do rock havia completado 69 anos e lançado o seu mais novo álbum “Blackstar”. O Registro é considerado uma despedida consciente de Bowie para os fãs. Ouça um de seus maiores hits “Starman”.

DALE GRIFFIN (Mott The Hoople)

Foi o baterista e co-fundador da banda britânica Mott The Hoople. A banda teve o seu maior sucesso, a música “All the Young Dudes”, escrito e produzido por David Bowie. Dale Griffin, morreu no dia 17 de janeiro aos 67 anos. O músico sofria de Alzheimer. Ouça “All the Young Dudes”:

GLENN FREY (The Eagles)

O guitarrista e cofundador da banda de rock The Eagles faleceu em 18 de janeiro aos 67 anos, vítima de uma artrite reumatoide, agravada por uma colite ulcerosa e uma pneumonia. Ouça a belíssima “Hotel California”.

JIMMY BAIN (Dio, Rainbow)

O baixista faleceu no dia 24 de janeiro de 2016. Participou das bandas Rainbow, e Dio com Ronnie James Dio. Ouça sua participação na música “Stargazer”.

PAUL KANTNER (Jefferson Airplane)

O cofundador do Jefferson Airplane, grupo pioneiro do rock psicodélico, morreu em 28 de janeiro aos 74 anos por uma falência múltipla dos órgãos, após um ataque cardíaco. Pioneiro do rock psicodélico e hard rock. Ouça “Somebody To Love”.

KEITH EMERSON E GREG LAKE (Emerson, Lake & Palmer)

Dois terços da banda Emerson,Lake & Palmer partiram no mesmo ano. Keith Emerson, extravagante tecladista no uso dos sintetizadores no rock, cometeu suicídio em sua casa de Los Angeles em 11 de março aos 71 anos. Greg Lake, com quem fundou a banda  faleceu vítima de câncer em 7 de dezembro aos 69 anos. Ouça a faixa do grupo “Lucky Man”.

MERLE HAGGARD
A lenda da música country faleceu em 6 de abril, dia em que completou 79 anos.

PRINCE

O excêntrico guitarrista autor da faixa “Purple Rain” que foi um marco para a música morreu em 21 de abril aos 57 anos em sua casa de Minnesota por uma overdose acidental de analgésicos. Ouça “Purple Rain”.

BILLY PAUL

Morto em 24/04, aos 81 anos, vítima de um câncer pancreático.

GEORGE MARTIN

Era produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Era conhecido como “O Quinto Beatle” devido a sua contribuição musical nos discos da banda britânica The Beatles. Participou da criação do enigmático álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos. Ouça “A Day in the Life.”

MAURICE WHITE (Earth, Wind & Fire)

O fundador do Earth, Wind & Fire criou algumas das canções funk mais famosas, como Let’s Groove ou Boogie Wonderland. Maurice White partiu no dia 03 de fevereiro, aos 74 anos, vítima de complicações causadas pelo mal de Parkinson. Ouça “Let’s Groove”.

NICK MENZA (Megadeth)

Nick Menza baterista alemão que ficou conhecido por tocar no Megadeth de 1989 a 1998, morto em 21 de maio de 2016 aos 51 anos, vítima de ataque cardíaco.

PECU CINNARI (Tarot)

Baterista da banda Tarot, morto em 10 de fevereiro aos 50 anos, vítima de uma doença não revelada.

LEONARD HAZE (Y&T)
Baterista original da banda Y&T, morto no dia 11 de setembro aos 61 anos, vítima de complicações geradas pela doença pulmonar obstrutiva crônica.

LEONARD COHEN

Não há como não se lembrar de sua icônica faixa “Hallelujah”, uma das mais belas e regravadas canções de todos os tempos. O cantor faleceu em 7 de novembro aos 82 anos. Assim como Bowie, Cohen lançou o último e aguardado álbum, You Want It Darker, semanas antes da notícia fatal. Ouça Hallelujah:

SHARON JONES
Considerada uma das embaixadoras do soul e funk, que alguns chegaram a chamar de versão feminina de James Brown, morreu vítima de câncer no dia 18 de novembro, aos 60 anos.

RICK PARFITT

O guitarrista do grupo Status Quo faleceu em 24 de dezembro aos 68 anos, depois de sofrer uma grave infecção. Rick Parfitt O guitarrista e vocalista morreu aos 68 anos. A informação foi confirmada por sua família e o manager do Status Quo, em pronunciamento conjunto. Durante quase meio século, Parfitt carregou a bandeira do Rock and Roll junto de Francis Rossi, também cantor e guitarrista.

GEORGE MICHAEL

Uma das melhores vozes britânicas, e que por pouco não ocupou a vaga de Freddie Mercury no Queen.Iniciou a carreira na dupla Wham! Depois seguiu carreira solo. Faleceu em sua casa em Londres aos 53 anos. O intérprete de Last Christmas e Careless Whisper sofreu durante a carreira com problemas de saúde e com as drogas. Ouça Careless Whisper :

PERDAS NO CINEMA E TV

Kenneth Baker:

Conhecido por ser o homem dentro do R2-D2 na saga de Star Wars.

Alan Rickman:

O Severus Snape na saga Harry Potter.

Mihály “Michu” Meszaros:

Conhecido como o intérprete do alienígena Alf, da série “Alf, o Eteimoso”.

Jerome Silberman:

Atuou como Willy Wonka na primeira versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate em (1971).

Ricky Harris:

Conhecido por interpretar o personagem “Malvo” na serie Everybody Hates Chris, e por dublar vários personagens no jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas.

Carrie Fisher:

Mais conhecida por ter interpretado a Princesa Leia na trilogia clássica Star Wars e em Star Wars: O Despertar da Força (2015).

Obs: Um ilustrador do Reino Unido, conhecido como Christhebarker, fez uma releitura da capa do álbum clássico “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, oitavo disco de estúdio da banda inglesa “The Beatles”, lançado em 1967 substituindo os personagens originais por alguns dos nomes que partiram no ano de 2016. O resultado você vê abaixo:

  • Caio

    Acho muito mais extravagante esse david bowie que fazia nada demias, nem origianl, soh se pintava. Extravagante eh a superestimação desse cara.