DIA MUNDIAL DO ROCK : A verdadeira história, LIVE AID Festival 13 de julho de 1985

“Hoje é o dia mundial do rock. Mas você sabe o porquê da escolha desse dia? Assista o vídeo de estreia do nosso canal no youtube vamos debater as origens do dia mundial do rock e mostrar diversas curiosidades!”







Hoje é um dia especial: 13 de julho, O DIA MUNDIAL DO ROCK. Mas você sabe o porquê da escolha desse dia? O Rock é um estilo que reúne milhões de seguidores pelo mundo e seu nome tem vários significados, pedra, balançar, sacudir, perturbar ou incitar. É apenas uma maneira simplificada do termo Rock N’ Roll que era usado inicialmente como uma gíria para dançar e fazer amor que acabou se tornando o nome do estilo musical caracterizado por batidas rápidas e ritmo acelerado. O gênero surgiu em meados da década de 1950 modificando a forma de pensar e agir de uma sociedade tradicionalista marcada pelo preconceito racial e social e reuniu negros, brancos, pobres e ricos em um único salão.

Por provocar essas quebras de costumes logo o rock se tornaria sinônimo de rebeldia revolução. Desde então o mundo nunca mais foi o mesmo. Com mais de 60 anos este estilo musical evoluiu e se diversificou em vários outros subgêneros, a cada década surgia uma vertente do rock que definia os anseios da sociedade, principalmente da juventude.

Em 13 de julho de 1985 aconteceu o mega evento Live Aid, descrito como o Woodstock dos anos oitenta, o maior festival de rock do mundo foi organizado pelo cantor Bob Geldof para arrecadar dinheiro para o alívio da fome na África. O Live Aid reuniu artistas gigantescos em um único evento.

Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Os shows principais aconteceram no estádio John F. Kennedy na Filadélfia, EUA, e em Wembley, em Londres, na Inglaterra. O evento induziu milhões de pessoas a doarem dinheiro e pedir aos seus governos que participarem do esforço de ajuda. No total, os concertos reuniram cerca de 180 mil pessoas. O Wembley estava com um público de aproximadamente 82 mil pessoas e John F. Kennedy com aproximadamente 99 mil pessoas. O evento promoveu a maior transmissão de TV da história com 1.5 bilhões de espectadores em 160 países.

0:00 – Introdução: Origem do termo Rock

2:45 – Origem do Festival Live Aid

5:13 – Contexto do Festival e as bandas participantes

7:01 – Recorde de público e a maior transmissão televisiva até então

8:47 – Queen: O maior show da história

9:31 – U2: Da Irlanda para o mundo

10:18 – Led Zeppelin: O show rejeitado

11:30 – The Cars: A música do festival

12:09 – Phil Collins: Esse deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock!

13:27 – Considerações Finais

16:12 – Datas alternativas para se tornarem o Dia Mundial do Rock (Fora do Brasil)

#diamundialdorock #13dejulho #liveaid #queen #ledzeppelin #philcollins #u2 #paulmaccartney #davidbowie #blacksabbath